quarta-feira, 3 de junho de 2015

CAPS AD – Serviço especializado para usuários de álcool e drogas (de 70 mil a 200 mil habitantes). Existem 268 unidades no país.




Este é um vídeo explicativo de uma Psicóloga especialista em Dependência Química, onde será abordado como é feito o Serviço no CAPS AD, que é uma prática da Redução de Danos.


O CAPS AD é a única unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas na capital, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social.

Desta forma, o CAPS AD oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua. O apoio da família é fundamental neste processo, então semanalmente, são realizadas pelas psicólogas, um grupo para atendimento aos familiares de pacientes, onde são esclarecidas dúvidas, anseios e dado o suporte que a família necessita.

Todos os encaminhamentos devem partir das unidades de saúde da capital, ou o paciente pode chegar ao CAPS através de demanda espontânea. O CAPS AD possui uma equipe multiprofissional formada por dois psiquiatras, duas psicólogas, uma médica clínica geral, uma assistente social, uma terapeuta ocupacional, uma farmacêutica, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um professor de educação física, uma professora de artes, além da equipe administrativa.

Na unidade são oferecidas atividades recreativas, educativas e profissionalizantes, como aulas de artesanato, mosaico, pintura em tela e tecido e produção de bijuterias. Além disso, realiza-se caminhadas e atividades na piscina, proporcionando mudança de comportamento e, conseqüente, melhora na qualidade de vida dos pacientes. Ainda, são realizadas palestras educativas pela equipe de enfermagem, psicoterapias de grupo e quando necessário, sessões de psicoterapia individual.


CLIENTELA: crianças, adolescentes e adultos com dependência química causada por substâncias psicoativas.


A Prefeitura do Rio conta com 13 Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), 4 Centros de Atenção Psicossocial Álcool Outras Drogas (CAPSad) e 7 Centros de Atenção Psicossociais Infantis (CAPSi), totalizando 25 unidades especializadas próprias. Outras 3 das redes estadual e federal completam a rede de 28 CAPS dentro do município do Rio de Janeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário